Hospital Jayme da Fonte

Central telefônica (81) 3416-0000 / 3125-8810 Marcação de Consultas & Exames (81) 3416-0075
(seg. à sex, das 07h às 19h e sáb. das 08h às 14h)
Chegamos aos
1016
transplantes de
fígado
Data publicação: 13/12/19 | Fonte: https://henriquebarbosa.com/

Fim de ano não é desculpa para descuidar da alimentação.

Equilíbrio é segredo para manter-se saudável em época de festas

Quando falamos de alimentação no fim do ano é inevitável não pensar na palavra excesso. As inúmeras festas de confraternizações e os feriados do mês de dezembro são a desculpa ideal para descuidar da dieta balanceada do dia-a-dia e aproveitar, sem culpa, os alimentos de alto teor calórico e bebidas alcoólicas. Apesar de curta, essa temporada de exagero deixa seus impactos no organismo.

Os riscos são vários e vão de sensação de desconforto abdominal, desidratação, até intoxicação alimentar. “Comer e beber além do que podemos e devemos, nessa época, chega a ser cultural. É preciso avaliar se esse excesso vale a pena, sobretudo, no caso de pessoas que exigem mais cuidados com a dieta, como hipertensos, diabéticos e pessoas com distúrbios gastrointestinais”, afirma a endocrinologista do Hospital Jayme da Fonte, Raissa Lyra.
 
De acordo com a especialista, é possível aproveitar as festividades e as receitas sazonais, com equilíbrio. “Manter uma alimentação regrada e a prática de atividade física ao longo do dia ajuda a manter a rotina e evitar a sensação de fome na hora da confraternização. Na hora das ceias, o ideal é sempre comer em pequenas quantidades e devagar”, explica Raíssa Lyra.

No caso do consumo de bebida alcoólica, esse deve ser sempre moderado e acompanhado da boa ingestão de água. “Manter-se hidratado enquanto consome qualquer bebida alcoólica é fundamental para manter o organismo trabalhando de forma adequada e minimizar o efeito do álcool”, orienta a endocrinologista do Hospital Jayme da Fonte.

HOSPITAL JAYME DA FONTE – Com mais de 60 anos, o Hospital Jayme da Fonte é referência no atendimento médico-hospitalar na Região Metropolitana do Recife, com serviços de urgência e emergência, em clínica geral, cirurgia, cardiologia, ortopedia e traumatologia, além da área de transplante hepático. Com desafio permanente da excelência, acredita que o trabalho vai além de cuidar de vidas.