Hospital Jayme da Fonte

Central telefônica (81) 3416-0000 / 3125-8810 Marcação de Consultas & Exames (81) 3416-0075
(seg. à sex, das 07h às 19h e sáb. das 08h às 14h)
Chegamos aos
1022
transplantes de
fígado
Data publicação: 14/12/20 | Fonte: Folha de Pernambuco | Cotidiano

Cuidados no verão

Marjourie Corrêa  

Cuidar da pele, dos cabelos, manter uma alimentação leve e balanceada e beber bastante água são hábitos que, apesar de comuns, precisam ser intensificados com a chegada do verão. Além das temperaturas elevadas e de alguns fungos e bactérias, comuns dessa época, é preciso reforçar os cuidados com a higiene, por conta da COVID-19. Saber como se prepara para a estação mais quente é fundamental para aproveita-la da melhor forma sem se prejudicar.

O calor deixa a pele vulnerável, que pode sofrer com queimaduras e brotoejas, mas também por fungos, que causam micoses, conforme explica o dermatologista Paulo Guedes, do Hospital Jayme da Fonte. “A virilha, a região entre os dedos e as áreas desprotegidas que entram em contato com cadeiras e bancos são os locais mais atingidos. Dentro da piscina ou na água do mar é mais difícil contrair infecções de pele”, destacou Guedes. “As crianças podem sofrer com as brotoejas, causadas pelo calor, que provoca inflamação e obstrução das glândulas sudoríparas, ocasionando irritação e coceira”, emendou o dermatologista.  

Para evitar os problemas, o especialista indica manter o corpo seco, ficar em ambientes ventilados, usar roupas leves e não ficar com vestimentas molhadas por muito tempo. “É muito importante também levar suas próprias cadeiras de praia, já que o suor dos portadores pode transmitir fungos responsável pela doença para pessoas que tem facilidade de serem infectadas. Forrar as cadeiras com toalhas grossas é algo que ajuda bastante”, completou Paulo Guedes.

Aos 19 anos, a estudante de administração Ellen Pessoa cuida de sua pele já pensando no futuro. Ela, que nunca contraiu micoses ou doenças causadas por fungos, acredita que o cuidado diário com o corpo em geral é fundamental para manter a saúde da pele em dia, principalmente no verão.” Eu já tenho o hábito de usar protetor solar e hidratante no dia a dia, mas, como gosto de aproveitar praias e piscinas no verão, reforço tudo isso nessa época”, afirma Ellen. Além da pele, a jovem mantém uma série de cuidados específicos com o seu cabelo. “Especificamente em dias de praia, eu uso um protetor térmico antes e uso um creme de pós-praia depois”, contou. Para Ellen, a saúde da pele também é tratada de dentro para fora. Por isso, ela aposta em uma aliment6ação equilibrada e leve. “Eu já consumo muita fruta normalmente, mas nessa época mais quente aumento a quantidade naturalmente. Além de sucos e água, que bebo mais, eu gosto também de água de coco. Me faz muito bem” declarou a estudante.

Apesar de a época ser excelente para aproveitar bastante, a dermatologista Raquel Beltrão, que também integra a equipe do Hospital Jayme da Fonte, lembra que a pandemia ainda se faz presente. “Mais do que nunca, precisamos estar atentos, pois ainda estamos enfrentando a pandemia da corona vírus. O ideal é usufruir de lugares abertos, arejados, espaçosos e, o principal, sem aglomeração de pessoas”, destacou Raquel, que complementou: “Lave constantemente as suas mãos com água corrente e sabonete suave ou use álcool a 70%. Também é indicado usar um hidratante na mão várias vezes por dia. Para isso, é ideal consultar um dermatologista para que seja indicado o ideal para cada tipo de pele”, concluiu a profissional.

Outra parte do corpo que mercê atenção são os nossos olhos. Como é comum nadar em piscinas e parias, os nossos olhos podem ficar irritados. A oftalmologista Bruna Ventura alerta que alérgicos a cloro têm uma tendência maior a apresentar uma irritação nos olhos. “O cloro e a água salgada podem provocar irritação ocular. Para os pacientes com lentes de contato, o ideal é que não usem aa lentes enquanto estiverem dentro do mar ou da piscina, porque elas podem infeccionar os olhos”, disse Bruna. Ainda segundo Bruna, o uso de óculos de sol também é essencial, e deve ser encarado como muito mais do que um artigo de beleza. “Em ambientes ensolarados, os óculos de sol de qualidade têm proteção as radiações solares e bloqueiam a entrada excessiva da luz, protegendo a nossa pupila” finalizou Ventura.

Saiba como se preparar para a chegada do verão!

Use filtro solar e evite longas exposições ao sol. Opte por horários mais leves, como das 6h as 10h e após as 16h.

- Hidrate a sua pele e seu cabelo com frequência.
- Mantenha seu corpo hidratado também, bebendo bastante água.
- Opte por uma alimentação variada e leve, que dê preferência a frutas, saladas e sucos.
- Proteja seus olhos, utilizando óculos que forneçam proteção contra os raios UVA e UVB.
- Em caso de qualquer anormalidade na pele, como alergias, queimadura do sol, micoses ou frieiras, procure um especialista