Hospital Jayme da Fonte

Central telefônica (81) 3416-0000 / 3125-8810 Marcação de Consultas & Exames (81) 3416-0075
(seg. à sex, das 07h às 19h e sáb. das 08h às 14h)
Chegamos aos
1022
transplantes de
fígado
Data publicação: 17/05/21 | Fonte: Folha de Pernambuco | Vida Plena

Leitura, uma amiga da saúde

Hábito desempenha papel importante na redução do estresse e da sensação de angústia, além de estimular a inteligência emocional.

Marjourie Corrêa /Andressa Carolina

Ensinada na infância e indicada para o resto da vida, a leitura não tem contraindicações. Além dos já conhecidos benefícios para a educação, como o enriquecimento do vocabulário, a melhora do raciocínio e o aumento da capacidade de concentração, por exemplo, o hábito de ler também tem sido um aliado nos cuidados coma a saúde da mente através da biblioterapia.

De acordo coma a psicóloga Elilian Kelly, especialista em psicologia clínica hospitalar do Hospital Jayme da Fonte, a leitura estimula a inteligência emocional. Com isso, os livros desempenham papel importante na redução do estresse e da sensação de angústia ou preocupação. Agindo também muitas vezes como um relaxante natural para os músculos. “Ao praticar a leitura, desenvolvemos a empatia, que é a capacidade de colocar-se no lugar do outro, de compreender e se solidarizar com a sua dor. Além disso, a leitura pode3 se tornar terapêutica por meio das palavras de conforto e acaba sendo um tratamento para as pessoas que buscam suporte emocional”, disse a especialista.

Leitora desde muito jovem, a estudante Vitória Floro, 22, acabou se distanciando do hábito por conta da correria do dia a dia. Sentindo-se mal por ter, algumas vezes, um rendimento ruim na escola, vitória recuperou a sua autoconfiança quando passou a se aventurar em obras de autores mais complexos, como Clarice Lispector, Kafka, Drumond e Tolstoi, me ajudou a recuperar a confiança no meu potencial intelectual” desabafou. Fiz as pazes comigo mesma e compreendi que existem diversos tipos de conhecimento e inteligência e todos são válidos” emendou vitória. emendou vitória. emendou vitória.

Para a temperatura Ana Rique, a leitura é uma forma de ocupar a mente de forma saudável.” A partir do momento que você se concentra em uma história, há uma mudança de foco e você se distancia dos sentimentos ruins” explicou Rique, que continuou afirmando que o estado psicológico positivo do paciente reflete também na imunologia dele.

O bibliotecário Túlio Revoredo ressalta que a biblioterapia também é utilizada como um cuidado paliativo, especialmente no trato de pacientes oncológicos. “Existem estudos que comprovam que a leitura pode funcionar como um atenuante da dor física, o que é muito importante porque reflete diretamente na melhora da qualidade de vida” destacou Túlio.

Da área de exatas, a engenharia da computação Ana Massa se tornou intima dos livros aos 10 anos, quando ganhou um clássico adolescente. Pegando gosto pelo hábito e percebendo que ele melhorava a escrita e expandia seu vocabulário, ler logo se tornou o hobbie de Ana, que resolveu criar um Instagram literário: o @literinabooks.
       
“Durante a pandemia, conheci um universo de leitura nas redes sociais que não sabia que existia e decidi compartilhar a experiência com outras pessoas. Também tentei usar como uma forma de me manter focada em ler”, relata Ana.

Atualmente, Ana recebe muito retorno dos seguidores, falando como o perfil ajudou a cultivar o hábito da leitura. E com o objetivo de se aproximar mais da comunidade, tem promovido e participado de leituras em grupo.” Pude conhecer muita gente legal e que faz um trabalho incrível falando de leitura. Tem sido ótimo para perder a timidez, além de ajudar a ter diferentes perspectivas. É uma forma de fazer amigos com o mesmo amor pela leitura e fazer com que as pessoas conheçam o seu trabalho” finalizou.

COMO A BIBIOTERAPIA AJUDA

Indicada para tratamentos de depressão e ansiedade, um momento de concentração dedicado a leitura diminui a pressão sanguínea e a frequência cardíaca.

  • Enquanto está entretido, o leitor consegue se distanciar de sentimentos de angústia psicológica.
  • A leitura também pode ajudar no desenvolvimento pessoal e também no educacional
  • É uma maneira interessante de compreender os desafios pessoais a partir de uma nova perspectiva.
  • Estimula a compreensão e a empatia na medida em que o leitor se coloca no lugar do personagem.