Hospital Jayme da Fonte

Central telefônica (81) 3416-0000 / 3125-8810 Marcação de Consultas & Exames (81) 3416-0075
(seg. à sex, das 07h às 19h e sáb. das 08h às 14h)
Chegamos aos
1022
transplantes de
fígado
Data publicação: 24/05/21 | Fonte: Folha de Pernambuco | Vida Plena

Os Cuidados Com o Couro Cabeludo

A beleza dos cabelos passa pela aplicação correra de produtos de qualidade.

Marjourie Corrêa/ Andressa Carolina

Longos ou curtos, lisos ou cacheados, pintados ou na cor natural. Independentemente do comprimento, formato ou coloração, os cabelos são a moldura do nosso rosto. Para mantê-los bonitos é preciso, além de cuidar de toda a extensão dos fios, lembrar que a saúde das madeixas começa no couro cabeludo e que a aplicação correta dos produtos ideias pode ajudar no trato de ocorrências comuns.

De acordo com o dermatologista Paulo Guedes, do Hospital Jayme da Fonte, existem problemas que são causados por determinações genéticas, como é o caso da calvície, por exemplo. Nesses casos, conforme explica o médico, não há muito o que fazer para impedir a perda permanente de cabelo, mas há como desacelerar o processo. “Quando há a ocorrência da calvície, o que pode ser feito é o uso de hormônios que vão ajudar na redução da queda, retardando esse processo”, afirmou Paulo Guedes.

Para cuidar dos seus cachos, Ketullyn Souza, 23, opta por lavar duas vezes na semana. “Eu usava uma quantidade muito grande de creme, mas só acumulava sujeira e causava caspa. Então, além de lavar com regularidade, também diminui a quantidade de produto”, disse Ketullyn.  

Química exige mais cuidados

Para a dermatologista Cláudia Magalhães, caspa costuma ser provocada pelo acúmulo de resíduos no couro cabeludo. “Quando muito produto fica acumulado na raiz do cabelo, aquela área fica abafada e respira menos, e isso pode gerar a descamação” explicou Magalhães. A profissional indica o uso de produtos específicos para o tratamento da caspa, mas salienta que ele não deve substituir o produto usado no dia a dia. “O ideal é fazer a aplicação do xampu anticaspa antes de usar o xampu comum. É sempre um e depois o outro, e não um substituindo o outro” pontuou.
 
Outra dica dada por Claudia é realizar massagens no couro cabeludo durante as aplicações, pois melhora a circulação. No entanto, a profissional não recomenda as esfoliações, porque podem irritar o couro. Para a visagista Camy Moury, 31, pessoas que têm cabelos quimicamente tratados precisam redobrar os cuidados. “Mesmo com a aplicação a um centímetro da raiz, dificilmente o produto não encosta no couro. Então, além da caspa, as pessoas precisam também cuidar do ressecamento causado pelos produtos”, esclarece. Ainda segundo Camy, a lavagem é primordial para a saúde dos fios, mas não há uma receita única. Cabelos oleosos devem ser lavados uma vez ao dia, e ressecados podem passar até três dias sem lavar.

A saúde do Couro Cabeludo

Lave seu cabelo regularmente e utilize produtos adequados às necessidades dos seus fios.

Na hora da lavagem, massageie o couro cabeludo. Isso estimula a circulação e o crescimento saudável do cabelo.

Evite lavar os cabelos com água muito quente, porque a temperatura elevada sensibiliza os fios, tornando-os mais porosos, ressecados e menos brilhantes.

O enxágue é uma etapa fundamental da lavagem porque retira todo o produto aplicado no couro cabeludo, e o acúmulo das substâncias deixa o cabelo opaco e impede a ação dos tratamentos capilares.

Os elementos de calor, como chapinhas e secadores, não são aliados do cabelo saudável. O uso frequente promove danos nos folículos pilosos e é responsável também pelo excesso de queda.

Respeite as reações do seu couro cabeludo aos produtos aplicados. No primeiro sinal de irritação, coceira, vermelhidão ou outra característica anormal, interrompa o uso e procurem um especialista.