Hospital Jayme da Fonte

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Data publicação: 20/09/21 | Fonte: Folha de Pernambuco | Vida Plena

Imunidade Fortalecida com Atividade Física em Dia

O sistema imunológico é o responsável por defender o nosso organismo contra ações de agentes infecciosos. Para o seu funcionamento adequado, é crucial que tenhamos hábito de vida saudáveis e um dos mais conhecidos é a prática regular de atividades físicas. Um estudo recente realizado pela Universidade DE São Paulo (USP) com mais de 1.000 voluntários detectou uma melhor resposta imunológica á vacina da Covid- 19 em pessoas que eram fisicamente ativas por, pelo menos, 150 minutos por semana – esse tempo é também uma diretriz da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a prática regular de atividade física.

Resposta Imunológica

De acordo com o infectologista Evandro Castro, do Hospital Jayme da Fonte, a resposta imunológica vacinal está relacionada prioritariamente a múltiplos fatores, entre genéticos, idade, entre outros. No entanto, hábitos de vida saudáveis tendem a proporcionar uma resposta imune mais efetiva, tanto pela imunidade induzida por vacinas, mas também evitando que uma doença se desenvolva em sua forma mais grave. “A atividade física regular, associada a outras condições, como boa alimentação, estabilidade emocional, ausência de vícios negativos – como o tabagismo e o alcoolismo -, melhoram o status imunológico e, como por conseguinte, a resposta imune induzida por vacina “ , explica Evandro.

Ainda segundo o especialista, isso acontece porque manter-se fisicamente ativo melhora o aporte de oxigênio para células e tecidos. “Isso melhora muito os mecanismos de defesa, além de aumentar a quantidade de substâncias nutricionais e antioxidantes e eliminar toxinas”, detalhou o infectologista.

A meta de 150 minutos semanais é muito fácil de ser batida. “Com 15 minutos por dia você já se aproxima desse tempo”, pontua o personal trainer Bernardo Acioli, que lembra que atividade física vai além de musculação e da corrida. “Para sermos fisicamente ativos precisamos fazer exercícios físicos planejado, pode ser uma natação, ou qualquer esporte, como vôlei, basquete, etc”, cita Acioli.

Mas para quem gosta de exercícios individualizados, há formas de adaptar os exercícios para fazer em casa. “Dentro de casa podemos utilizar o peso do nosso próprio corpo para nos exercitarmos. É possível também realizar exercícios cardios, como o polichinelo, a corrida estacionária entre outros”, exemplifica. “Também é possível adaptar alguns itens de casa, como uma cadeira, na qual podemos subir e descer, fazendo o exercício chamado ‘step up’ , agachamento, tríceps e flexão de braço”, finaliza.