Hospital Jayme da Fonte

Central telefônica (81) 3416-0000 / 3125-8810 Marcação de Consultas & Exames (81) 3416-0075
Chegamos aos
913
transplantes de
fígado
Data publicação: 13/12/17 | Fonte: http://www.folhape.com.br

Recebe alta goiano que fez campanha na internet para transplante de fígado

Depois de ter mobilizado milhares de pessoas nas redes sociais e conseguido o vital transplante de fígado, o goiano Fábio Martins de 29 anos tem planos para o futuro ao receber alta hospitalar nesta quarta-feira no Recife após a cirurgia realizada no Hospital Jayme da Fonte, nas Graças. Entre os planos, quer escrever um livro e organizar a Fundação Fábio Martins. “Meu coração quer montar uma fundação para, além de poder ajudar, incentivar a doação de órgãos”, explica. “Minha história não vai ficar só por aqui, vou poder ajudar outras pessoas com meu testemunho”, planeja.

O sonho do ex-policial militar goiano vem da sua própria luta depois que, morando na Inglaterra, travou uma corrida para sobreviver. Depois de largar a Polícia Militar

e se mudar no início deste ano para Londres, capital inglesa, onde foi trabalhar fazendo entregas, descobriu que, sete meses, que sofria de hepatite autoimune, doença rara de origem desconhecida e que logo evoluiu para uma cirrose.

“Devido à gravidade da doença, os médicos foram bem taxativos: faz o transplante ou você morre”, recorda Fábio. Isso porque, enquanto estava no Velho Continente, ainda sem cidadania inglesa, teve o pedido da cirurgia negado por estar no país de forma ilegal. “Foi desesperador porque a gente não tinha esse dinheiro que precisava ter”, conta Loiane Coutinho Sandes, esposa de Fábio. “Não vou mentir, teve momentos em que eu pensei que a gente não ia conseguir”, confessa.

A pressa para um tratamento fez com que Fábio, a família e os amigos se mobilizassem nas redes sociais para arrecadar dinheiro a fim de contratar uma UTI aérea, imprescindível para que ele voltasse ao Brasil em busca de um tratamento. O preço era “impossível de ter” segundo o goiano: aproximadamente 86 mil euros ou 350 mil reais. A campanha contou com o apoio de pessoas conhecidas e desconhecidas na Inglaterra, no Brasil e no resto do mundo, incluindo empresários, celebridades e astros do futebol, que apoiaram o jovem e estimularam as doações. Entre eles, o youtuber Whindersson Nunes; o goleiro Gomes, do WatFord; o atacante Gabriel Jesus, do Manchester City e da Seleção Brasileira; o atacante Leandro Pereira, do Sport Club do Recife. Foram mais de 7 mil likes na página “Força Fábio”, que reúne os registros de toda a batalha para sobreviver.

Após a meta atingida, Fábio decidiu voar diretamente para Pernambuco, estado referência em transplantes. Ele chegou no último dia 19 de novembro e passou 12 dias internado enquanto aguardava um doador. A cirurgia, realizada no Hospital Jayme da Fonte aconteceu no último 5. Agora, de alta hospitalar, precisará passar de três a quatro meses até terminar o tratamento, com sua saúde se restabelecendo dia após dia. E depois? "Vou voltar para Goiás, ficar um tempo com a minha família, e então Londres novamente”. Ele, que não desistiu de uma perspectiva melhor para a família - a esposa e a filha de dois anos e meio - vai voltar para o país com que sonhou.