Hospital Jayme da Fonte

Central telefônica (81) 3416-0000 / 3125-8810 Marcação de Consultas & Exames (81) 3416-0075
(seg. à sex, das 07h às 19h e sáb. das 08h às 14h)
Chegamos aos
1014
transplantes de
fígado
Data publicação: 31/10/19 | Fonte: Assembleia Legislativa de Alagoas

Cirurgião Claudio Lacerda receberá Título de Cidadão Honorário de Alagoas

A Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas realiza, nesta sexta-feira (01), uma sessão solene para entrega do Título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas ao médico pernambucano Claudio Moura Lacerda de Melo. Propositor da homenagem, o deputado Marcelo Beltrão (MDB) destaca que a horaria Concedida busca reconhecer o importante trabalho e acolhimento realizado pelo médico, que é chefe do serviço de Cirurgia Abdominal e Transplante de Fígado do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, aos mais de 300 alagoanos que realizaram transplantes de fígados em Recife.

“Doutor Claudio tem um grande serviço prestado a mais de trezentas pessoas do nosso Estado que estavam precisando de transplante de fígado. Ele é chefe do Serviço da Cirurgia Abdominal e Transplante de Fígado do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, do IMIP, e do Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa e foi o cirurgião pioneiro em transplante de fígado no Norte e Nordeste. Além de realizar a cirurgia, Dr. Cláudio recebeu e recebe, em sua Casa de Acolhimento, localizada em frente ao Hospital Oswaldo Cruz, os pacientes e familiares alagoanos que se deslocam até Recife para serem transplantados, com assistência integral multiprofissional gratuita, antes e depois do transplante. Um trabalho de grande importância para os doentes de fígados do nosso Estado. Em 2018 recebeu o Título de Cidadão Honorário da Cidade de Maceió e agora será homenageado pela Assembleia.” destacou o deputado.

Junto com sua equipe, Dr. Cláudio Lacerda já realizou mais de mil transplantes de fígado desde quando iniciou as cirurgias de transplantes em 1993. Em 2002 fundou e preside a Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes e Transplantados de Fígado (APAF), e em 2012, a entidade inaugurou sua Casa de Acolhimento. A APAF procura sensibilizar as pessoas para a doação de órgão, além de abrigar e realizar exames, gratuitamente, fornecer alimentos e remédios aos pacientes em tratamento, sempre carentes de recursos, muitos dos quais de outros Estados.

A Sessão Solene para entrega do Título de Cidadão Honorário acontece nesta sexta-feira (01), a partir das 9h, no Plenário da Assembleia Legislativa.

Sobre o homenageado

Cláudio Lacerda, natural do Recife (1953), é médico pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco (1976). Fez residência em cirurgia geral na Universidade Federal de Pernambuco (1978) e estágio no Guy’ Hospital de Londres (1980). Mestre em cirurgia pela UFPE (1992). Doutor em clínica cirúrgica pela Universidade de São Paulo, onde trabalhou na Unidade de Fígado (de 1987 a 1991). Dirige o curso de Medicina do Centro Universitário

Maurício de Nassau (2012), é professor Titular de Cirurgia Abdominal da Universidade de Pernambuco (1997) e professor associado de cirurgia abdominal da UFPE. Realizou o primeiro transplante de fígado do Norte-Nordeste (1993). É chefe do Serviço de Cirurgia Abdominal e Transplante de Fígado do HUOC da UPE, do Hospital Jayme da Fonte, do IMIP e do HNSN (PB). Fundou e preside a Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes de Fígado (2002). Já transplantou e acolheu em sua Casa de Acolhimento, fundada em 2012, mais de trezentos alagoano