Hospital Jayme da Fonte

Central telefônica (81) 3416-0000 / 3125-8810 Marcação de Consultas & Exames (81) 3416-0075
(seg. à sex, das 07h às 19h e sáb. das 08h às 14h)
Chegamos aos
1014
transplantes de
fígado
Data publicação: 14/11/19 | Fonte: http://revista.algomais.com/

Brasil é o 4º país com mais diabéticos no mundo

Histórico de diabetes da família? Essa pergunta é inevitável em qualquer consulta médica regular. No Brasil, então, ela é quase obrigatória. O País é o 4º entre as 10 nações com maior incidência de diabéticos no mundo. O Dia Mundial da Diabetes, lembrado hoje (14) chama atenção para o crescente número de diagnósticos da doença e para a importância de preveni-la.

“A diabetes é uma doença crônica caracterizada por glicose aumentada no sangue, resultante de uma secreção deficiente/ausente de insulina e/ou uma resistência à ação da insulina. Ela exige muita atenção, pois age de forma silenciosa e pode ser facilmente confundida com outras enfermidades”, comenta a endocrinologista do Hospital Jayme da Fonte, Raissa Lyra. Tontura, visão turva, aumento da sede e da fome são alguns dos sintomas da doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e o Atlas Mundial de Diabetes da IDF (International Diabetes Federation), só no Brasil, a doença acomete 14 milhões de pessoas. E a perspectiva é que esse número chegue a 20.3 milhões em 2045. Segundo o Ministério da Saúde, somente entre 2006 e 2016, o número de diabéticos no país aumentou 61,8%.

Esse cenário, no entanto, pode ser evitado com a promoção de boas práticas de saúde. “Levar um estilo de vida mais saudável, com a prática de exercício físico constante e uma alimentação balanceada já é um grande passo para a prevenção da doença. Excesso de peso e gordura abdominal são alguns dos principais fatores de risco. Para quem tem histórico da doença na família, outro fator de risco relevante, vale a pena não descuidar o acompanhamento médico”, orienta a endocrinologista.