Hospital Jayme da Fonte

Central telefônica (81) 3416-0000 / 3125-8810 Marcação de Consultas & Exames (81) 3416-0075
(seg. à sex, das 07h às 19h e sáb. das 08h às 14h)
Chegamos aos
1010
transplantes de
fígado
Data publicação: 10/04/17 | Fonte: Dr. Alzirton Freire | CMR: 11901

Artrose

A cartilagem é um dos principais componentes das articulações (juntas) do corpo. Uma cartilagem saudável é fundamental para que ocorra adequadamente o movimento das juntas e, consequentemente, do corpo. A artrose é uma doença que acomete as juntas com lesão da cartilagem articular. Tem grande importância, pois, se não tratada, pode progredir ocasionando incapacidade física.

A artrose é muito frequente, várias pessoas de uma mesma família podem desenvolver esta doença. Ocorre habitualmente após os 40 anos de idade e atinge homens e mulheres. Pode acometer quaisquer juntas, mas especialmente mãos, coluna vertebral, bacia e joelhos. A dor é o principal sintoma.

A artrose das mãos é causa de dor nas juntas dos dedos e pode levar à formação de nódulos dolorosos com deformidade e limitação dos movimentos das mãos.

A artrose da coluna vertebral pode comprometer a coluna cervical (pescoço) e/ou a coluna dorso-lombar (costas) com dor, em geral, provocada pelos movimentos, especialmente durante os esforços físicos (fazer faxina, por exemplo). A realização dos movimentos ficará mais ou menos limitada na dependência da intensidade do acometimento da coluna. A artrose da coluna é a causa dos “bicos de papagaio”.

A artrose da bacia e a artrose dos joelhos causam dor e dificuldades durante o caminhar. O ato de andar pode tornar-se limitado. Subir e/ou descer escadas pode tornar-se particularmente penoso.

Portanto, a dor nas juntas, especialmente quando desencadeada durante os movimentos, pode indicar a existência de artrose e o médico deve ser consultado para avaliação e indicação do tratamento adequado para cada caso.

Atualmente, é possível controlar os sintomas da doença, proporcionado uma melhor qualidade de vida para os que têm o problema.

Dr. Alzirton Freire
CMR: 11901