Hospital Jayme da Fonte

Central telefônica (81) 3416-0000 / 3125-8810 Marcação de Consultas & Exames (81) 3416-0075
(seg. à sex, das 07h às 19h e sáb. das 08h às 14h)
Chegamos aos
999
transplantes de
fígado
Data publicação: 10/04/17 | Fonte: Dr. Alzirton Freire | CMR 11901

Osteoporose

A osteoporose é uma doença que causa enfraquecimento dos ossos com risco aumentado de fraturas. Tornas-se muito frequente e afeta principalmente mulheres após a menopausa e idosos, quando se acelera a perda óssea. O risco de se ter a doença aumenta ainda mais, caso haja outros fatores associados, tais como dieta pobre em cálcio, sedentarismo e tabagismo.

Atualmente, a osteoporose pode ser controlada. É importante procurar o médico que irá identificar os fatores de risco associados e solicitará os exames necessários, entre eles, a densitometria óssea, importante para o diagnóstico e para a avaliação do risco de fraturas. A densitometria óssea é um exame simples, indolor e não requer nenhum preparo especial.

A possibilidade de se ter osteoporose pode ser diminuída através de uma alimentação saudável, rica em cálcio (leite e derivados, verduras verdes), da prática regular de exercícios físicos, evitando-se o tabagismo e consultando regularmente o médico.

Caso a doença seja diagnosticada, existe tratamento e diversos medicamentos que podem ser utilizados para controlar a perda óssea e diminuir o risco de fraturas.

Dr. Alzirton Freire
CMR 11901