Hospital Jayme da Fonte

Central telefônica (81) 3416-0000 / 3125-8810 Marcação de Consultas & Exames (81) 3416-0075 / 3125-8850
(seg. à sex, das 07h às 19h e sáb. das 08h às 14h)
Data publicação: 10/07/24 | Fonte: Diario de Pernambuco

Hospital Jayme da Fonte se prepara para novos desafios e conquistas

No próximo ano, a unidade hospitalar chega ao marco de 70 anos

Por: Marina Costa

Consolidado no cenário médico nordestino e nacional, o Hospital Jayme da Fonte tem uma história que se entrelaça com o desenvolvimento do setor de saúde em Pernambuco. Criado em 1955 pelo visionário médico Jayme da Fonte, o hospital foi pioneiro ao estabelecer o primeiro pronto-socorro privado do Norte/Nordeste e a primeira farmácia 24 horas da cidade, logo entregue ao irmão Paulo Wanderley da Fonte. Desde então, a instituição não parou de evoluir. Hoje, é um moderno complexo hospitalar com 200 leitos distribuídos em múltiplas especialidades. Em 2025, chega ao marco de 70 anos.

À medida que se aproxima de seu septuagésimo aniversário, o HJF se prepara para novos desafios e conquistas. A campanha "Rumo aos 70 anos" inclui uma série de iniciativas que visam celebrar não apenas a história do hospital, mas também seu papel crucial no desenvolvimento da saúde em Pernambuco. Entre as novidades planejadas estão a inauguração do espaço "Memórias da Fonte", a criação de um novo centro cirúrgico com mais seis salas, duplicando a capacidade de atendimento, todas com equipamentos de alta tecnologia; além de melhorias na infraestrutura para maior conforto dos pacientes e dos profissionais de saúde; e avanços no sistema de segurança hospitalar.

Para o superintendente do hospital, Antônio Jayme da Fonte, a visão vanguardista de seu pai, priorizando o compromisso contínuo com a qualidade no atendimento aos pacientes, incentiva a todos que trabalham na unidade até hoje. "Ele deu um grande passo na saúde da região. Foi um empreendedor que, sempre ao lado da sua esposa Creusa Meira da Fonte, enxergava à frente do seu tempo, deixando um importante legado: o empenho ao cuidar das pessoas, além de antecipar as necessidades da saúde pública e privada em Pernambuco", afirma.

Com quase sete décadas de história, o Hospital Jayme da Fonte se firmou como o segundo hospital privado mais antigo do Estado, com uma trajetória marcada por dedicação e uma gestão eficiente. Nos últimos anos, passou por uma ampliação e modernização, com investimentos que ultrapassaram os R$ 50 milhões. Esses recursos foram aplicados em novas instalações e equipamentos de ponta.

"Todas as nossas ações foram e são minuciosamente planejadas. Desde que assumimos a gestão, contribuir com avanços na saúde na região sempre foi nossa prioridade. Com isso, foi possível ampliar os serviços, ocupando uma posição de destaque no segundo polo médico do país", afirma o superintendente. Ele se orgulha em ter uma equipe focada em bons resultados, apesar dos obstáculos enfrentados. "Sempre fomos e seguimos como uma empresa efetivamente sustentável do ponto de vista econômico. Investir é necessário, mas com uma criteriosa análise das possibilidades, considerando que acreditar no futuro é fundamental".

No polo de saúde pernambucano, o HJF se destaca pela capacidade de integrar eficiência operacional e cuidados diferenciados. A instituição conta com cerca de 800 profissionais, que atuam diretamente e indiretamente, contribuindo fortemente na geração de emprego e renda, demonstrando assim a imensa responsabilidade social que a empresa tem no desenvolvimento do Estado.

Além dos 200 leitos, a unidade dispõe de três modernas UTIs, reconhecidas pela humanização no tratamento intensivo, oferecendo conforto e segurança aos pacientes. Oferece, ainda, serviços em quatro blocos destinados a consultórios médicos de diversas especialidades, e um centro para terapia biológica.

"Nossa filosofia maior é com a qualidade da assistência à saúde, com profissionais de excelência, o uso de alta tecnologia e a humanização no atendimento. Estamos focados em inovar e aprimorar cada vez mais os serviços, mantendo, porém, o DNA genuinamente pernambucano", finaliza Antônio Jayme da Fonte.